HG PROMOVE 9º ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO    |     O HOSPITAL SÃO PEREGRINO LAZZIOZI (HCSPL) É O 9º HOSPITAL DO ESTADO A SE TORNAR CERTIFICADO PELA ONA (ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO).    |     DIRETORIA HOSPISERRA 2016/2018    |    
Notícias
 
Hospital Geral realiza primeiro transplante de fígado
   Uma equipe de médicos do Hospital Geral de Caxias do Sul realizou no dia 1º de outubro o primeiro transplante de fígado feito em Caxias do Sul.
   O procedimento beneficiou o aposentado caxiense Marcos Antônio Fadanelli, 52 anos (na foto ao lado, entre as filhas Francine e Rafaela), que há quatro meses aguardava na lista de espera pelo órgão. O paciente passa bem e deve receber alta nos próximos dias. A cirurgia é a primeira feita pelo HG após o hospital ter obtido, em dezembro de 2008, o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para esse tipo de intervenção.
   O cirurgião responsável e coordenador do grupo de transplantes de fígado, professor doutor da UCS Rafael Giovanardi (na foto abaixo, ao centro), explica que o sucesso dessa primeira operação qualifica ainda mais o Hospital na sua missão de atender às demandas de Caxias do Sul e dos 48 municípios integrantes da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde – o HG é o único da Serra e o segundo do interior do Estado, juntamente com Passo Fundo, a estar ativo nessa modalidade. “Para receber o credenciamento, a instituição passou por uma adequação na área física e técnica, instalando um departamento isolado e específico para o atendimento. Tudo isso equipara o HG a instituições de saúde de referência nos grandes centros”, revela Giovanardi. Com o credenciamento, o HG também se consolida como um hospital de alta complexidade. Atualmente no Brasil existem 88 hospitais credenciados para a cirurgia de transplante de fígado, mas apenas 42 ativos nessa modalidade, inclusa agora a instituição caxiense.
   Conforme o diretor técnico do HG, professor doutor da UCS Raul Balbinotti (na foto ao lado, à esquerda), além de beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde, a autorização para a realização de transplantes como esse qualifica ainda mais o ensino da UCS, pois os procedimentos podem ser acompanhados por acadêmicos e residentes dos cursos da área da saúde. “O HG também está buscando credenciamento para realizar os transplantes de pulmão e rim”, completa Balbinotti.
   
   O transplante
   
   O transplante de fígado é um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna. Nenhum outro interfere com tantas funções do organismo, e seu sucesso depende de uma completa infra estrutura hospitalar e de uma equipe multiprofissional altamente treinada no procedimento e no acompanhamento de pacientes, gravemente debilitados e já imunodeprimidos pela doença. O transplante destina-se a portadores de doença hepática aguda ou crônica em fase terminal. Conforme a especialista em Hepatologia, professora doutora da UCS Leonora De Zorzi Piccoli (na foto acima, à direita), o paciente transplantado sofria de cirrose por vírus C e câncer de fígado e recebeu o órgão de um doador morto de 42 anos, também de Caxias do Sul.
Atendimento especializado
   A autorização para o transplante de fígado foi autorizada pela Portaria n° 769, de 30 de dezembro de 2008, e publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro 2008. Desde então a Equipe de Transplante Hepático, composta por médicos, enfermeira, psicóloga, nutricionista e assistente social, atende e presta esclarecimentos a pacientes e familiares. As consultas ocorrem uma vez por semana no Ambulatório Central das UCS, sempre às quartas-feiras, das 13h30min às 18h. O Hospital Geral também esclarece dúvidas sobre o procedimento de transplante pelo fone 3218.7200, com a enfermeira Vanessa Zardo.
   Atualmente, 229 pacientes ativos aguardam na fila de espera por um transplante de fígado no Rio Grande do Sul - no HG estão cadastrados cinco pacientes (dois de Caxias do Sul, dois de Bento Gonçalves e um de Vacaria). O Hospital Geral mantém ainda um serviço de captação de córneas, realizado pelo Banco de Olhos há nove anos. A ação é em parceria com outros hospitais e visa atender a uma lista de espera de mais de 800 pacientes no Estado e aproximadamente 80 na região serrana.

Fonte: Hospital Geral
 
 
HG PROMOVE 9º ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO
O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Geral de Caxias do Sul promoverá na sexta-feira, dia 4 de novembro, a 9ª edição do Encontro de Humaniza...
O Hospital São Peregrino Lazziozi (HCSPL) é o 9º Hospital do Estado a se tornar certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).
O Hospital São Peregrino Lazziozi (HCSPL) é o 9º Hospital do Estado a se tornar certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). A conquist...
CURSO DE FATURAMENTO HOSPITALAR
Curso de Faturamento Hospitalar Internação e Ambulatório e demais serviços que compõe o sistema, pela equipe da B&C Consultoria Data: 16/09/2016 Sal...
Diretoria Hospiserra 2016/2018
Eleição e Posse da Diretoria Hospiserra 2016/2018...
E-mail:
Senha:
Login:
Senha:
Lembrar senha?
Notícias Galeria de Fotos Agenda Links Faça Parte Fale conosco
Fone: (54) 3231.7000 | contato@hospiserra.com.br
Incluir em Favoritos 2017 - Hospiserra WebDe Tecnologia