HG PROMOVE 9º ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO    |     O HOSPITAL SÃO PEREGRINO LAZZIOZI (HCSPL) É O 9º HOSPITAL DO ESTADO A SE TORNAR CERTIFICADO PELA ONA (ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO).    |     DIRETORIA HOSPISERRA 2016/2018    |    
Notícias
 
Recomendações da Secretaria da Saúde de Caxias para conter o avanço da Gripe A
A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul divulgou, no fim da tarde de terça-feira, uma série de recomendações que passam a valer a partir desta quarta visando a frear o avanço de casos de doença respiratória aguda, suspeitos de contágio pela gripe A. Escolas públicas, particulares e faculdades estão com as aulas suspensas por, pelo menos, 15 dias. Creches e escolas infantis podem continuar em atividade, mas a orientação é de que crianças gripadas fiquem em casa.

Como o risco de transmissão viral é maior em locais com aglomeração de pessoas, a indicação é para que cidadãos doentes não frequentem missas, cinemas, bailes e outros ambientes fechados.

Fora a determinação às instituições de ensino, todas as medidas são de orientação à população. Não há normas proibitivas, ressaltou, durante a coletiva, o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Adriano Padilha da Silva. Ninguém está proibido de circular pela cidade e nenhum estabelecimento terá de fechar as portas, por exemplo. Apesar de não haver imposições, é importante que a população colabore e siga as recomendações.

O uso de máscaras cirúrgicas só está indicado para ambientes fechados, onde há atendimento de grande público, como bancos e hospitais. A Secretaria Municipal da Saúde não distribuirá máscaras à população.

— É mais indicado que pessoas com gripe usem máscara, para evitar a transmissão, do que pessoas que estão saudáveis. A máscara não imuniza, é só uma proteção — comentou a médica infectologista Lessandra Michelim, coordenadora do Controle de Infecção e do Serviço de Infectologia do Hospital Geral (HG).

De segunda para terça, o número de mortes na cidade por problemas respiratórios, suspeitos de gripe A, saltou de três para cinco e o número de doentes investigados aumentou de 65 para 79, segundo a Vigilância Epidemiológica.

PARA EVITAR O CONTÁGIO

Pronto-Atendimentos e hospitais

— Restringidas visitas a pacientes internados, seja qual for o motivo da internação, a um acompanhante ou visitante por paciente

— Restringido a um acompanhante por paciente para aqueles que buscam atendimento ou permanecem em observação nos pronto-atendimentos do município.

— Visitantes e acompanhantes com sintomas gripais ou quadros de baixa imunidade devem ser orientados a não permanecerem nos hospitais.

Escolas de ensino fundamental, médio e superior

— Suspensão de atividades até segunda ordem e prorrogação do período previsto de férias em, pelo menos, 15 dias, a partir de amanhã.

Escolas infantis e creches

— Recomenda-se o acompanhamento e avaliação regulares das crianças quanto a sintomas gripais por parte da equipe responsável pela escola ou creche.

— Toda criança sintomática deve ser afastada do convívio das demais, devendo ser solicitado imediatamente seu isolamento domiciliar.

Entretenimento e eventos culturais e religiosos

— Recomenda-se que pessoas com sintomas gripais não frequentem esses locais.

— Em cultos religiosos, também sugere-se a limitação do número de participantes e tempo máximo de uma hora.

— Manter os ambientes arejados e bem ventilados.

Instituições que atendem grande demanda de público (como bancos, farmácias, INSS, instituições públicas)

— Recomenda-se que os funcionários que atendem diretamente o público usem máscara cirúrgica durante o turno de trabalho.

— Deverá ser feita a higienização de mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência.

Empresas com grande número de funcionários

— Deve haver um acompanhamento rigoroso dos funcionários com síndrome gripal. Estes devem ser, obrigatoriamente, afastados de suas atividades e reavaliados regularmente (sugere-se revisão em 48 horas, quando possível), sendo liberados para retorno ao trabalho após desaparecimento dos sintomas.

— Recomenda-se ampliação do espaço entre os funcionários no refeitório (mais de um metro de distância entre cada um), com aumento dos horários oferecidos para refeição, caso necessário.

Restaurantes e lanchonetes

— Recomenda-se ampliar a distância entre as mesas e bancos (o risco de contaminação entre pessoas é menor numa distância superior a um metro).

Locais públicos em geral

— Recomenda-se que sejam mantidos ventilados e higienizados

Transporte coletivo urbano

— Recomenda-se uso de máscara cirúrgica para motoristas e operadores de sistema.

— Recomenda-se o aumento do número de veículos por linha e horários, para evitar a superlotação nos ônibus.

— Recomenda-se higienização dos ônibus (bancos e barras de apoio) com álcool no final de cada linha.

— Recomenda-se que os ônibus do transporte coletivo propiciem ventilação permanente (janelas abertas) e higienização contínua.

Fonte: Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul
 
 
HG PROMOVE 9º ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO
O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Geral de Caxias do Sul promoverá na sexta-feira, dia 4 de novembro, a 9ª edição do Encontro de Humaniza...
O Hospital São Peregrino Lazziozi (HCSPL) é o 9º Hospital do Estado a se tornar certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).
O Hospital São Peregrino Lazziozi (HCSPL) é o 9º Hospital do Estado a se tornar certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). A conquist...
CURSO DE FATURAMENTO HOSPITALAR
Curso de Faturamento Hospitalar Internação e Ambulatório e demais serviços que compõe o sistema, pela equipe da B&C Consultoria Data: 16/09/2016 Sal...
Diretoria Hospiserra 2016/2018
Eleição e Posse da Diretoria Hospiserra 2016/2018...
E-mail:
Senha:
Login:
Senha:
Lembrar senha?
Notícias Galeria de Fotos Agenda Links Faça Parte Fale conosco
Fone: (54) 3231.7000 | contato@hospiserra.com.br
Incluir em Favoritos 2017 - Hospiserra WebDe Tecnologia