HG PROMOVE 9º ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO    |     O HOSPITAL SÃO PEREGRINO LAZZIOZI (HCSPL) É O 9º HOSPITAL DO ESTADO A SE TORNAR CERTIFICADO PELA ONA (ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO).    |     DIRETORIA HOSPISERRA 2016/2018    |    
Notícias
 
Hospital de Farroupilha tem Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes
A portaria 1.752 de 23 de Setembro de 2005 estabelece a obrigatoriedade da implantação de uma Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em todos os hospitais com mais de 80 leitos.

Desde então o Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, encaminhou profissionais de seu Corpo de Enfermagem e do Corpo Clínico para sua regularização. A equipe é formada por cinco enfermeiras, uma Assistente Social, uma Técnica de enfermagem, uma Secretária e um Médico.

O papel dessa Comissão é trabalhar em conjunto com a Central Estadual de Transplantes para facilitar a captação de órgãos e tecidos para transplantes para aumentar a taxa de transplantes no Estado, reduzindo o tempo de espera por um órgão na fila de transplantes.

O trabalho da CIHDOTT é fazer a abordagem de possíveis doadores através de protocolos específicos coordenados pela Central Estadual de Transplantes. Além disso, a Comissão é responsável pela logística de retirada de órgãos e tecidos para transplante em caso de resposta positiva para doação.

Na prática, ocorre a abordagem para doação de córneas em todos os óbitos de pacientes que não tenham contra indicações para isso. Caso a resposta da família seja positiva, uma equipe do Banco de Olhos do Hospital Geral de Caxias do Sul é buscada para fazer a retirada das córneas e liberação do corpo para os atos fúnebres.

No caso de um paciente em Morte Cerebral, a CIHDOTT é responsável pelo protocolo na Unidade de Terapia Intensiva. Depois de realizados todos os testes que confirmam a Morte Cerebral, a família do paciente é abordada e, caso a doação seja autorizada, a Comissão providencia como será a retirada dos órgãos no bloco cirúrgico do hospital por uma equipe da Central Estadual de Transplantes.

Até Setembro de 2010 a CIHDOTT do Hospital São Carlos havia efetuado dezenas de captações de córneas, e neste mês foi efetuada a primeira captação de múltiplos órgãos da história do Hospital e da cidade.

A CIHDOTT também realiza o treinamento dos funcionários do hospital para que todos estejam envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos, além de ações comunitárias para esclarecer dúvidas da população geral.

Seja um doador, Avise sua família!

Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas/Hospiserra
 
 
HG PROMOVE 9º ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO
O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Geral de Caxias do Sul promoverá na sexta-feira, dia 4 de novembro, a 9ª edição do Encontro de Humaniza...
O Hospital São Peregrino Lazziozi (HCSPL) é o 9º Hospital do Estado a se tornar certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).
O Hospital São Peregrino Lazziozi (HCSPL) é o 9º Hospital do Estado a se tornar certificado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). A conquist...
CURSO DE FATURAMENTO HOSPITALAR
Curso de Faturamento Hospitalar Internação e Ambulatório e demais serviços que compõe o sistema, pela equipe da B&C Consultoria Data: 16/09/2016 Sal...
Diretoria Hospiserra 2016/2018
Eleição e Posse da Diretoria Hospiserra 2016/2018...
E-mail:
Senha:
Login:
Senha:
Lembrar senha?
Notícias Galeria de Fotos Agenda Links Faça Parte Fale conosco
Fone: (54) 3231.7000 | contato@hospiserra.com.br
Incluir em Favoritos 2017 - Hospiserra WebDe Tecnologia